terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Plano Cartesiano : Visão Geométrica e Geográfica


Expedientes de Interdisciplinaridade




Aplicações Interdisciplinar e Tecnológica, no Plano Cartesiano, com Números Inteiros

Uma pedagogia moderna dispõe, para nós professores, de maneiras mais interessantes de abordar alguns assuntos, a partir de temas de áreas distintas do saber,pois nem todos os estudantes têm boa familiaridade com temáticas específicas, como a Matemática,por exemplo.E,seguindo esse princípio, devemos sugerir algo que esteja intimamente ligado a esse contexto.

Nos últimos anos, percebi que o livro texto, usado nas minhas aulas, com as enfadonhas  manipulações, trazia exemplos de localizações geográficas de locais do sul do país e a  partir dessa inquietação me questionei: Por que não analisar a posição geográfica, do mapa, de Feira de Santana, usando o sistema Cartesiano Ortogonal?

Foi interessante essa experiência, pois muitos alunos  nunca tinham visto um mapa nessa contextualização, onde estimavam o local aonde moravam, usando os conceitos de Matemática, Geometria e Geografia, analisando a relação das coordenadas cartesianas, e elementos geográficos para encontrar o local que vivem a muitos anos.

O Mapa será usado acima, desse texto, e boas discussões serão  feitas, como a importância da origem do sistema de coordenadas, a questão do conjunto numérico que justificaria cada Eixo Coordenado, e que poderíamos definir outra origem, além da trivial, para reposicionar os locais geométricos que queríamos.

Nesse sentido, podemos usar o software Cabri Geomètre II para construir esses conceitos do plano cartesiano, e nessa exposição, podemos mostrar, tudo que fazemos com régua e compasso, usando apenas o Programa é uma experiência fantástica,pois podemos localizar os pontos a todo momento.

Daí, qual o ponto Cartesiano que melhor posiciona seu bairro? Se mudarmos a Origem do Sistema, qual seria o novo par Ordenado? Sobre o Cabri, como representar esse ponto e manipular a todo momento?

Logo, nas aulas vamos fazer essas manipulações, trabalhar o programa e tentar deixar a aula ainda mais próxima do dia a dia dos estudantes. Assim, estudar Matemática e Geometria , numa análise geográfica,e perspectiva lógica, nunca foi tão divertido e interessante, bons estudos e não se perca na sua localização no Mapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Mídias e redes sociais

Projeto Mídias  e redes sociais