
é possível sem calculadora?
A História da Matemática não traz apenas memórias sobre fatos particulares dessa ciência, oferece também, um recurso de reflexão importante à compreensão de conceitos dessa área do saber e mostra que, muitos dos conceitos usados, atualmente, tiveram um processo de construção e não nasceram como hoje os conhecemos.
Quando se estuda Matemática, pensa-se que tudo sempre se apresentou assim, como se “Gênios” tivessem definido esses conceitos e os demais deveriam desenvolver seus pensamentos a fim de entender o conteúdo ali analisado.
Sobre os radicais, a história da matemática nos mostra que o símbolo:

Onde n é um número natural maior que 2 e essa raiz terá as suas restrições, a partir de x, e do conjunto numérico que ele pertence, pois se n for 2, e x= -2, não faz sentindo extrairmos a raiz quadrada sugerida no conjunto dos números Reais.
Por volta do século IX e VI A.C, os Babilônios já apresentavam alguns registros de signos que, recentemente, chamamos de radicais. Nesse período, esses radicais eram representados por letras e números e não existia ainda um símbolo,como o citado acima, que resumisse a ideia do radical como temos hoje.
No contexto do ensino básico, têm-se algumas situações que se recorrem aos radicais para determinarmos a solução de tais problemas, como por exemplo, determinar a diagonal de um quadrado, de lado 1, e consequentemente, para essa situação tem-se que determinar o valor da raiz quadrada de 2, mas será que é impossível determinar esse valor desprovido de um instrumento moderno,como uma calculadora?
Essa resposta já era respondida bem antes da invenção dela como hoje se conhece, pois, Héron de Alexandria, - 10 d.C. a 75 d.C.- usou um método para determinar a raiz quadrada aproximada de um número n,natural, onde segundo ele é escrito como um produto de números positivos, como segue abaixo:

Escrevendo n,nos moldes exibidos nas fórmulas, I e II, já na Idade Média, a seguinte relação ,a seguir, também determina, com aproximação, o valor da raiz quadrada de n.
Assim, concepções históricas de conceitos dessa Ciência nos ajudam a conceber definições matemáticas, sem os tradicionais recursos tecnológicos que se tem, atualmente, e a conjectura de Héron, mostra-nos que exibir o valor aproximado de uma raiz quadrada nada mais é do que operar números racionais.
Desse modo, as operações com esses entes ficam, realmente, simples e divertida. Logo, basta munir-se de alguns exemplos e teremos boas aproximações para as raízes quadradas de Números Naturais.
josu sou eu denovo mony,continui assim,escrevendo textos maravilhosos!!!!!!
ResponderExcluiras praticas estao cada vez ficando melhores josu!
ResponderExcluiresses textos que vc escreve no blog fica muito insetivador e legal
giulia aki
http://www.each.usp.br/ixsnhm/Anaisixsnhm/Comunicacoes/1_S%C3%A1_P_F_N%C3%BAmeros_Negativos_Uma_Trajet%C3%B3ria_Hist%C3%B3rica.pdf
ResponderExcluirACHEI ENTERESSANTE!GIULIA