quinta-feira, 1 de abril de 2010

De quem é meu nome?

Identidade é o nosso nome?

Identidade: Perfil filosófico

Todos nós somos particulares,pois não encontraremos pessoas iguais, uma vez que o nosso DNA é verdadeiramente a nossa identidade e o nosso Ego nos respalda filosoficamente. Em certo dia, estava ministrando uma aula no 8º ano fundamental e lembrei do nome de uma ex- aluna e rapidamente uma aluna, da atual turma, me interropeu dizendo que o nome era apenas dela.No meio dos risos da turma, eu lancei uma pergunta: " Sabia que o seu nome, não é seu, apenas lhe nomeia?"Como encararmos, depois de tanto tempo, sobre algo que pensávamos que era nossso, e descobrirmos que é algo coletivo? A turma ficou pasma, inclusive a dita estudante e, asssim, discutimos um pouco sobre a filosofia e o papel do EGO, algo tão individual em nossa identidade.
Continuei a discussão dizendo que nomes são signos, os quais podem caracterizar infinitas pessoas e não individualizá-las, pois só o nosso EGO é capaz de dá pistas de nossa individualidade.
Assim, a nossa vida é feita de padrões e normas, mas a nossa individualidade está bem distante de uma padronização.

9 comentários:

  1. iai professor
    valeu por esclarecer de quem e meu nome
    fica com Deus

    ResponderExcluir
  2. aê Professor. . .

    fiz um blog só p/ poder prestigiar o seu trabalho !
    Faz Faculdade de FIlosofia pÔ , já pensou ? Professor matemático filósofo . - Deus é mais.

    ResponderExcluir
  3. Bom texto!!! Gera muita discussão
    Nunca tinha parado pra pensar nisso mais é verdade msm. Meu nome por exemplo é muito comum (Carol). Muitas pessoas possuem esse nome. Se ele fosse meu, somente meu, não permitiria q varias pessoas tivessem o msm nome q eu!!

    ResponderExcluir
  4. Diga professor.Bom texto se pararmos para refletir isso é trivial.Vlw

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. :D

    so tem um erro ae claro todos tem erro de palavras e esta aki (asssim)
    ta com muito ssss :D
    kk

    ResponderExcluir
  6. meus blogs:

    piadas: http://wwwpiadas-net-2010.blogspot.com/
    olha so este: http://aroldolivio.blogspot.com/

    e meus sets:

    allzack: www.allzack.com
    lojas lima: www.lojaslima.com
    N Intendo: www.naointendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi professor, esse texto é a pura verdade, pois nossos nomes so servem para nos identificar. Agora imagine nos sem nome seria uma loucura para nos nos identificar.

    ResponderExcluir
  8. Como é que cabe tanta coisa na cabeça do senhor? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir

Projeto Mídias e redes sociais

Projeto Mídias  e redes sociais