terça-feira, 18 de setembro de 2018

Novas Placas Automotivas e Análise combinatória

As Permutações Continuam


A Análise Combinatória é um ramo da Matemática  que trata da contagem ou classificação de conjuntos finitos a partir de certas condições dadas. É comum as pessoas se indagarem sobre a contagem de algumas situações. Nessa última década, estamos vivendo algumas situações que envolvem contagem, uma foi acrescentar o 9 nos números de discagem dos telefones móveis, aumentando, consideravelmente, as suas combinações, e agora, vemos uma nova maneira de ordenar as placas de identificação dos Veículos do Brasil.  Sabemos que esse modelo remota de 1901, época a qual, se tinha uma letra , seguida de 5 algarismos , ou seja, A 12345 foi uma placa possível nesse cenário, e naturalmente, se pergunta: quantas placas  são possíveis utilizando as 26 letras do alfabeto e os 10 algarismos do sistema decimal? De fato, é um exemplo de permutações simples, que vamos utilizar o princípio fundamental da contagem para resolvermos. Sabemos que o modelo da placa é um letra, seguida por 5 números. Daí, temos 26 possibilidades de letras, seguidas de 10 possibilidades de cada algarismo que vai compor essa placa, ou seja, temos 26.10.10.10.10.10, ou seja, são 26.000000 possibilidades de placas seguindo esse modelo. Sabemos que por questões culturais, a placa  A - 00000 não fazia parte do sistema, assim, temos 26 placas que devem ser descontadas desse numero total de possibilidades. É bem verdade que de 1901 a 1945 esse sistema foi utilizado, e à época, o alfabeto era composto por 23 letras, pois,  K, W,Y, foram acrescentados depois. Assim, com o passar do tempo e o aumento do número de veículos, se fez necessário um aumento no número de combinações possíveis para organizar o total de veículos se fazia necessário. Em 1991, a Bahia Adotou o sistema com três letras do alfabeto, seguida por 4 números, sistema que será utilizado até dezembro de 2018, e será substituído, de maneira imediata para emplacamentos de veículo novos que seguirão o modelo de placas do seguinte modo: Se for Veículo com 4  rodas ou mais o padrão será LLL  NL NN, se for veículo com duas rodas LLL NN LN, pois o Padrão do Mercosul, é LL NNN LL, mas para evitar a formação de palavras, se adotou esses  dois modelos. Assim, vamos analisar algumas possibilidades.



Tomando um veículo de 4 rodas, podíamos nos perguntar: Quantas placas são possíveis utilizado as letras do alfabeto e os número do sistema decimal? De fato, temos 26.26.26.10.26.10.10, sendo 4.569.760.00 possibilidades de placas de veículos com essa característica. Já as motos são 26.26.26.10.10.26.10 sendo a mesma quantidade descrita para contar o total de emplacamentos possíveis para veículos com 4 ou mais rodas.
Assim, vemos que a análise combinatória se faz presente em mais uma situação comum do nosso dia a dia e sendo no contexto do ensino, vemos uma aplicação prática do Princípio fundamental da enumeração ou Principio multiplicativo, recurso útil em resoluções de problemas com contagem de conjuntos finitos.  


Bons cálculos, e a matemática continuam inserida em inúmeras situações do nosso cotidiano e faz entendermos o mundo de maneira mais simples e com exatidão, e a situação das novas placas dos veículos é uma boa estratégia para iniciar o estudo com estudantes sobre o princípio multiplicativo, e pode se destacar outros temas como geometria plana, discorrendo sobre as distinções de tamanho de placas para veículos de 4 rodas e 2 rodas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Mídias e redes sociais

Projeto Mídias  e redes sociais