quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

2013: Estimativas e influências anteriores


Voltando ao trabalho

Sou jovem e pouco me recordo dos anos anteriores a 2000,pois, desde então, não tinha muita consciência de alguns fatos importantes que cada ano me apresentava, era disperso e tinha outras preocupações de foro íntimo, uma vez que a Adolescência só vivemos uma e única vez e jamais voltará e não tinha a noção de como as coisas passam rápido e que às vezes, precisamos filosofar um pouco para aproveitar esses rápidos momentos.

Sobre os últimos anos,foram de muita luta,fiz uma graduação,e vou emplacar outra em breve, tentativa de Mestrado e muito trabalho nas escolas que lecionei, desde do curso no Bairro Moradas das Árvores em 2004,Regência no Clóvis Lima, No Parque Ipê,em 2007-2008, local que de fato, aprendi a trabalhar com gente, de classes sociais mais extremas que podemos pensar e o Colégio Peixoto, atualmente, meu principal motivo pedagógico atual, sou feliz a cada dia que estou lá e não há problemas que me façam desestimular as coisas que desenvolvo nesse local.

Todas essas coisas me direcionam para um novo ano,pois a labuta com as pessoas é o nosso maior ensinamento e isso, depois de alguns anos, que percebemos,pois no calor das andanças, passamos Desapercebidos, ora por ingenuidade, ora por imaturidade mesmo, e essas vivências vão nos direcionando a cada ano e vejo que a relação com as pessoas é um ponto que tenho que aprimorar sempre,pois fiquei muito frustado com alguns colegas de trabalho,pois às vezes, gosto de ver a coisa acontecer e, geralmente, em situações de conflito nesse contexto, alguns colegas viam isso como invasão de espaço e é uma característica que não existe em mim.

Sobre a boa relação com os alunos, uma vocação que tenho e será difícil de abandonar,pois gosto de gente e isso que importa, e nesses anos, os momentos mais divertidos que vivi foram com eles, nos babas da vida, nos projetos que coordenei, e lembro o de matemática na Escola Clóvis, que Eu e Samuel Almeida, aprovamos 3 alunos numa seleção que envolveu todo o município, e das 10 vagas, emplacamos esses 3, foi uma vitória,pois mostrou para nós, que não importa a classe social do aluno, basta ter projeto e boa vontade que tudo anda, além de memoráveis gincanas, as de 2007-2008, mobilizando toda a escola e com a Famosa Maratona pelas ruas do bairro, que ficaram marcadas na memória e me deram experiência para eventos semelhantes.

Olhando a regência, pude colocar em prática alguns conceitos de Educação digital,usando mais softwares matemáticos no dia a dia das aulas e muitas videoaulas,pois vejo que ler não é só retórica escrita,a análise de elementos Visuais é muito proveitoso para estimular o raciocínio crítico e lógico das coisas, que manualmente, demoraria anos.Vejo a relação com os alunos mais interativa que anos anteriores, muita análise de conceitos por redes sociais, com ótimos chats e exploração desse blog, visto por mais de 7000 pessoas até então, e o dia a dia da sala tem ficado mais divertido.

Um dia desses em 2012, estava escolhendo alguns canais para assistir e veio a memória, umas resenhas do Repórter "Mão branca", que uns alunos que tive no Parque Ipê adoravam, e rimos muito das trabalhadas desse profissional, além das turmas que passaram, com várias histórias e vejo que o dia a dia é tão duro, que ri tem ajudado os alunos relaxarem e verem a vida com mais responsabilidade, por mais paradoxal que seja,pois sou um exemplo vivo que isso tem funcionado e eles tem estudado mais matemática,pois entenderam que ela é importante e não fazem isso por pressão,pois passaram a gostar disso e a minha principal missão é incitá-los a isso: "o gosto pelo estudo".

Sobre o futuro próximo, tentarei reproduzir os bons projetos que fiz em anos anteriores e queria desenvolver algo na Educação Matemática Financeira,pois entendo que alguns estudantes têm vocação para o empreendedorismo e devo promover esse debate, indo a algum espaço que fique evidente isso, observando como o empreendedor constrói o negócio,pois parece que tudo surgiu do nada e que a coisa é assim mesmo e temos que transpor essa barreira cognitiva que nos orienta e que os livros fingem que não há.

Sobre as pessoas, tenho lido sobre Psicologia para me instrumentalizar melhor sobre alguns conflitos, li Mentes: Perigosas, Inquietas , Manias e Medos e Fobias e confesso que terei mais sabedoria sobre várias variáveis que nos atingem no dia a dia com as pessoas, que por terem alguma patologia são vítimas si próprias e devemos evitar o embate quando possível e nos reservar aos alunos Inquietos ou pouco
relacionados com a turma, pois nesse público temos que olhar clinicamente mesmo.

Empolgado para 2013,pois depois de uma conversa com meu avô com seus 90 anos, ele me falava" todos nós temos uma data" e vou aproveitar o máximo as coisas que faço,pois tudo é muito rápido e não há tempo para voltar atrás e refazer o que tinha vontade,e 2013 promete.

2 comentários:

  1. É isso aí, amigo, você, como sempre, buscando fazer o melhor... Que este ano de 2013 seja de mais realizações e sucesso no âmbito profissional e que você consiga fazer o que se propõe sem maiores empecilhos e de acordo com a vontade de Deus. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Deamárcia, estamos aí, juntos e buscando fazer o melhor e torço pelo melhor caminho para meus verdadeiros amigos@@

    ResponderExcluir

Projeto Mídias e redes sociais

Projeto Mídias  e redes sociais