domingo, 2 de setembro de 2012

Pesquisas Eleitorais: De olho na amostra e na sua qualidade estatística..

Fazer uma pesquisa eleitoral não é, basicamente, um enquete, na qual se lança uma pergunta e  publica os resultados espontaneamente.

Existe todo um critério para a escolha da amostra, na qual podem ser analisadas as variáveis, idade, classe social,local da pesquisa e eles, são critérios decisivos para a credibilidade da pesquisa  e para o cálculo de sua margem de erro.

No pleito eleitoral de 2006, as empresas especializadas em pesquisas de intenção de voto,na eleição do Governador da Bahia, apresentaram resultados fora da margem de erro,pois, naquela época, um candidato se apresentava com uma porcentagem que lhe garantia a vitória no primeiro turno, mas,ao final das apurações das urnas, observou-se que os critérios subjetivos na escolha da amostra, condenáveis em qualquer trabalho sério, foram os motivos de tamanha discrepância no resultado final, dando o resultado inverso do publicado.Isso mostra que, de fato,  prevalece é a sua decisão pessoal e não uma interpretação equivocada da amostra pela equipe estatística da empresa contratada.

As pesquisas de intenção de voto podem ser olhadas sob duas perspectivas, uma por cotas e outra por análise probabilística e essas metodologias são muito importantes para a confiabilidade da amosta. A pesquisa por cotas, a qual analisa pessoas por sexo, renda escolaridade é um meio rápido de fazer essa observação, geralmente, uma amostra com 2002 pessoas é coletada em dois dias e logo é divulgada, todavia, essa método tem se mostrado falho pois, esse número pode, de fato, não retratar a realidade,pois a chance de termos uma amostra viciada, ou seja, com risco de erro, se torna cada vez mais intenso e a cada pleito isso tem se tornado claro e a mídia, de um modo geral, não dá um tratamento crítico a essa realidade, criando no público leigo a sensação de “ dono da verdade”.

A pesquisa utilizando o método probabilístico, é uma metodologia mais fiel na coleta de dados, pois todo brasileiro terá a mesma probabilidade de ser escolhido e assim, a chance de erro é bem menor,porque, quando mais criamos critérios para separar uma amostra, podemos criar uma amostra viciada,porém, pelo tempo que se transcorre uma eleição, esse tipo de pesquisa se tornaria inviável, pois seu resultado sairia depois das eleições.

Desse modo, o que deve ficar claro que a metodologia utilizada não consegue refletir o resultado real das eleições e isso deve ser divulgado com mais intensidade, pois fica a impressão de que o resultado final será inquestionável, mas o que vemos é bem o contrário.

3 comentários:

  1. Atenção Nono ano do Colégio Peixoto!

    Material de apoio para fazermos uma pesquisa de Intenção de voto para Prefeito de Feira de santana, e vereadores e da gestão do prefeito Tarcísio Pimenta.

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  2. Material de apoio para fazermos uma pesquisa de Intenção de voto para Prefeito e vereador de Horizontina-RS

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    1. Olá , mande um e-mail para josueribeirao@gmail.com,com detalhes de como pretende fazer essa pesquisa.

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