terça-feira, 9 de novembro de 2010

Sistemas: Uma manipulação geométrica

Buscando explorar algumas possibilidades de abordagens do tema sistemas, a partir do Winplot, sugiro uma aitividade, a qual usa esse software, e permite ao estudante boas conjecturas sobre o tema sistema de equações.

Atividade

1) Abra o Winplot na área de trabalho e siga os comandos abaixo:

• Clique no ícone “janela”, e selecione a opção “ 2-din” ;

• Em seguida, clique na opção, “ver” e selecione a opção “ grade” e selecione as opções “ pontilhado” e grade“

• Clique na opção “ equação” e selecione a ícone “implícita” . Analise a equação e em seguida, clique em “ OK”.

Desse modo, qual figura geométrica é exibida no plano cartesiano? Se repetirmos o último procedimento, e substituir a equação existente pela equação x+y=1, como poderíamos classificar essa reta, em relação a essa figura? Copie e cole a imagem, analisada, na janela, e coloque suas respostas abaixo dela.


2) Salve o arquivo, da questão anterior, e abra um novo na primeira janela. Repita os procedimentos, da questão 1, substituindo a última opção pelo seguinte procedimento:



• Clique na opção “ equação” e selecione a ícone “implícita” . Substitua a equação existe pelas seguintes equações ,nessa ordem e em seguida, clique em “ OK”, em cada uma.



Qual são as posições relativas de cada reta? Quantos sistemas são possíveis a partir dessas retas? Copie a imagem encontrada e cole após de suas respostas.

4 comentários:

  1. Atenção Discentes do 8º ano do Colégio Peixoto!

    Adquirir esse texto aqui do Blog e seguir as orientações disponibilizadas na aula. Bom trabalho!!!

    ResponderExcluir
  2. Professor ouve pontos que eu não entendi,então tenho que verificar esses assuntos com o senhor para eu fazer o meu trabalho.
    Fica com Deus.de seu querido aluno CAIO

    ResponderExcluir
  3. Prof* teve algumas coisas no winplot que ñ conseguir fazer.entao marque um dia para agente sentar juntos e debater.LUANINHA DA BAHIA

    ResponderExcluir

Projeto Mídias e redes sociais

Projeto Mídias  e redes sociais