Aos alunos do oitavo ano e interessados em matemática.
Um sistema de equações é um modelo matemático que descreve um problema da realidade. É tema crucial para compreensão da linguagem matemática e da linguagem materna. Pois, transformar um problema da realidade em um modelo matemático nos faz compreender que muitas das coisas do dia a dia podem ser descritas por essa ciência.
Nas aulas desenvolvidas no oitavo ano do ensino fundamental, motivou-nos a discutir geometricamente o sistema, a partir dos softwares livres acessíveis na rede. A ideia foi, usar o fato dos alunos terem computador em casa, e a partir disso, motivar o uso, também pedagógico, desse recurso, uma vez que a utilização do computador se resume, às vezes, as páginas de relacionamento. Daí se fez uma análise da solução do sistema, o seja visão analítica, verificando o comportamento de cada equação, tabulada no programa, gerando uma visão geométrica, até então desconhecida pelos discentes através do programa WINPLOT.
Instalado programa, sugeri aos alunos que clicassem no ícone “ janela” e selecionassem a opção 2D, e desse modo, exibem os eixos coordenados. Nesse momento, fizemos uma reflexão sobre as características do plano cartesiano, analisando as retas reais. Daí, sugeri que clicassem na janela “ equação” na opção “implícita” e desse modo, tabulassem algumas equações,as quais pertenciam a sistemas classificados como Compatíveis e outras de sistemas incompatíveis.Daí vimos que geometricamente, sistemas incompatíveis são formados por retas concorrentes, ou seja, tem um ponto que satisfaz as duas equações, geometricamente, e que retas coincidentes, são representadas por equações equivalentes. Por fim, analisamos que par de retas paralelas, representa um sistema incompatível, pois elas nunca se cruzam e de fato, não existirá um ponto que satisfará as duas equações.
Assim, a discussão analítica de um sistema ( solução aritmética) e a solução geométrica do sistema, a partir do WINPLOT, nos faz compreender melhor a solução do sistema que, algumas vezes, fica na reflexão analítica, porém uma discussão no plano cartesiano se faz necessária para a compreensão desse tema e mostramos que o uso do computador não se resume a páginas de relacionamentos.
Professor...tenho que admitir são ótimos os seus textos! Depois diz que não filosofa... É de imensa ajuda os seus textos... Parabéns!
ResponderExcluirBeijos e fica com Deus, de sua querida estudante Marília costa.
professor josué aprendi muito com esse texto que esclareceu minhas duvidas sobre esses pontos que foram abordados,além disso aprendi tambem que o computador não é só um meio de comunicação mais sim um meio de aprendizagem tambem.
ResponderExcluirFica com Deus,do seu querido aluno CAIO.
Professor com seus textos aprendi muito como usar o winplot
ResponderExcluirFica com DEus
Professor... Adorei o texto ,pois com o winplot podem esclarecer nossas duvidas e tambem conhecimentos pelos quais temos no 8º ano...
ResponderExcluirAbraços !.! De sua aluna que te admira muitoo Larissa Dourado :)
Amei seu texto.
ResponderExcluirSeus textos são de ajuda muito grande paara nós...
Bjos fica com DEUS:)
josue estou com dificuldade para fazer o meu trabalho de matematica então quero uma ajuda para esclarecer a minha duvida.OK?
ResponderExcluirFica com deus.De seu aluno querido CAIO.