terça-feira, 26 de outubro de 2010

Pesquisas eleitorais: Reflexo de uma irrealidade..

No último pleito eleitoral, as empresas especializadas em pesquisas de intenção de voto, apresentaram resultados fora da margem de erro e isso mostra cada vez mais para o eleitor que, o prevalece é a sua decisão eleitoral e não uma interpretação equivocada da amostra pela mídia.
As pesquisas de intenção eleitoral podem ser olhadas sob duas perspectivas, uma por cotas e outra por análise probabilística. Essas metodologias são muito importantes para a confiabilidade da amosta. A pesquisa por cotas, a qual analisa pessoas por sexo, renda escolaridade é um meio rápido de fazer essa observação, geralmente, uma amostra com 2002 pessoas é coletada em dois dias e logo é divulgada.Todavia, essa método tem se mostrado falho pois, esse número pode, de fato, não retratar a realidade,pois a chance de termos uma amostra viciada, ou seja, com risco de erro, se torna cada vez mais intenso e a cada pleito, e a mídia, de um modo geral, não dá um tratamento crítico a essa realidade, criando no público leigo a sensação a respeito da pesquisa de “ dona da verdade”.
A pesquisa utilizando-se o método probabilístico, é uma metodologia mais fiel na coleta de dados, pois todo brasileiro terá a mesma probabilidade de ser escolhido e assim, a chance de erro é bem menor,porque, quando mais criamos critérios para separar uma amostra, podemos criar uma amostra viciada,porém, pelo tempo que se transcorre uma eleição, esse tipo de pesquisa se tornaria inviável, pois seu resultado sairia depois das eleições.
Desse modo, o que deve ficar claro que a metodologia utilizada não consegue refletir o resultado real das eleições e isso deve ser divulgado com mais intensidade, pois fica a impressão de que o resultado final será inquestionável, mas o que vemos é bem o contrário.

5 comentários:

  1. Atenção alunos do nono ano, material de apoio para construção do texto sugerido em sala de aula.

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  2. A pesquisa não pode ser cem por cento. Acredito que neste momento o data folha tem dado resultados mais convincentes. Acho que a vitória de Dilma será nesta faixa de dez por cento.

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  3. Entendido Jó .

    Quarta Feira estarei EM ALTA / ai com o meu texto abordando criticamente sobre margem de erro . . .

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  4. É idea professor.Nas aulas que agente discutiu sobre esse graves erros foi muito proveitoso pra gente poder saber que essas pesquisas divulgadas pelo Data Folha,IBGE,não são suficientes para prever o resultado de uma eleição apenas entrevistando mil e pocas pessoas.
    Vlw
    Quarta tô lá com meus 2 textos..........

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Projeto Mídias e redes sociais

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